E Os Motivos Vão Surpreender-Te!
Quais são os motivos que nos levam a comprar alguma coisa? Sim, porque todos nós somos clientes. Todos nós compramos algo.
Mas por quê? O que nos leva a comprar?
Os principais motivos que nos leva a comprar são três:
- Um problema para resolver;
- Uma necessidade;
- Temos um desejo;
Vou exemplificar da seguinte forma:
– A pouco tempo tive um PROBLEMA, comecei a ver e a estudar na plataforma do Movimento Digital do Roberto Cortez e não tinha cadernos novos. Fui comprar e problema resolvido.
– Todos os meses tenho NECESSIDADE de fazer as compras do mês. Todos nós necessitamos de comer.
– Neste momento tenho o DESEJO de comprar umas botas de cano alto. Porque está a chover muito e protege-me mais, não só da chuva como do frio., por isso vou comprar.
– Mas, por outro lado, tenho um três em um: ou seja, tenho um PROBLEMA, uma NECESSIDADE e um DESEJO para resolver; vou em breve SER CLIENTE de um dentista.
Portanto, estou com problemas nos dentes, tenho necessidade de os mandar arranjar e um enorme desejo de ficar com a minha boca mais limpa e bonita.
Em resumo, o nosso produto ou serviço deve ter estes três motivos para que as pessoas comprem, gostem e voltem a comprar.
Mas não são só estes três motivos, existem mais que te vão surpreender e ajudar na construção da tua estratégia de ‘marketing’ assim como na comunicação em si.
Vou falar-te sobre mais 10 motivos que levam um cliente a comprar.
Portanto, aqui estão eles:
- Ganhar Dinheiro;
- Poupar Dinheiro;
- Poupar Tempo;
- Evitar Trabalho;
- Evitar a Dor Física ou Mental;
- Maior Conforto;
- Receber Elogios;
- Sentir-se Mais Amado(a);
- Aumentar a Nossa Popularidade;
- Aumentar o Seu Status Social.
O mais importante é vermos melhor cada um destes motivos que, no fundo, são os motivos que leva todos nós a comprar sem termos a real noção porque o estamos a fazer.
1.º Ganhar Dinheiro: As pessoas que desejam ganhar mais dinheiro compram ações, investem em imobiliário, certificados de aforro, crípton moedas, porque sabem que vai ganhar o dobro ou o triplo do investimento.
2.º Poupar Dinheiro: A maioria das pessoas compra durante os saldos e quando há promoções para beneficiarem com os descontos.
3.º Poupar Tempo: Há Consequentemente as pessoas que compram tudo aquilo que as ajuda a evitar um longo caminho, compram tudo o que as ajuda a poupar tempo e a chegar mais depressa ao seu destino.
4.ª Evitar Trabalho: Portanto aqui entra o comodismo e a adoração pela zona de conforto. Por isso contratam uma empregada de limpeza, poder exemplo, para fazer todos aqueles serviços que podemos fazer, mas optamos por pagar a quem faça.
5.º Evitar a Dor Física ou Mental: Acima de tudo o ser humano foge da dor, seja ela qual for; por isso, compra imensos medicamentos.
Infelizmente este último é um dos motivos que mais estraga a vida das pessoas.
Mas isto é um assunto para outro artigo.
6.º Maior Conforto: Compramos tudo aquilo que nos ajuda a manter-nos confortáveis na nossa zona de conforto.
7.º Receber Elogios: Enquanto isto adoramos comprar roupa nova, ir ao cabeleireiro, fazer uma viagem, ou seja, tudo aquilo para recebermos elogios.
8.º Sentir-se Mais Amado (a): O mais importante compramos tudo aquilo que nos faça sentir amados e desejamos, mas também o que nos ajuda a melhor a nossa autoestima.
9.º Aumentar a Nossa Popularidade: As pessoas compram também tudo aquilo que as ajuda a ganhar popularidade ou a aumentar a popularidade, adoram sentirem-se poderosas, mas também para aumentar a sua influência.
10.º Aumentar o seu Status social: status social tem a ver com poder e diferenciação. É uma razão para compra, por exemplo: um iPhone.
Em resumo, é sempre a parte mais emocional que compra e não a racional.
Mas o mais importante é perceberes qual é o motivo que as pessoas vão ter para comprar o teu produto ou serviço.
Acima de tudo, qual é o problema, necessidade ou desejo que ele vai ajudar a resolver.
Por outras palavras, a comunicação com o teu público precisa estar centrada no valor que isto acrescenta à vida do teu cliente.
O teu foco não é em nós ou na nossa marca, mas sim no cliente.
Precisas de ajuda na tua estratégia de marketing digital? Posso ajudar-te!
O nosso trabalhar é fazer a diferença na vida dos nossos clientes.
Lembra-te que tipo de “dor” tem o teu cliente para que este compre o que tens de vender.
E Tu? Quais são os motivos que te levam a comprar?
Este artigo foi útil para ti?
Se gostaste deixa um comentário e partilhar.